Indicadores de RH

Absenteísmo

Entender por que sua equipe tem se ausentado da organização é vital para ter controle da saúde organizacional. Seja por motivo de doença ou fatores pessoais, a ausência de um colaborador pode ter impacto direto na eficiência da equipe e ainda gerar custos para a organização e falhas no atendimento aos clientes.

Competências

Contar com uma boa avaliação de competências é o caminho para ter equipes bem estruturadas e saber exatamente quais são as competências esperadas para uma determinada função, apoiando até mesmo o processo de recrutamento e seleção na busca por novos talentos. Além disso, esses indicadores de RH também ajudam a identificar colaboradores com as habilidades desejadas para apoiar o recrutamento interno e gerar oportunidades de crescimento, preenchendo lacunas internas com mais agilidade, menor custo e maior assertividade.

 

Frequência (Horário)

Além de compreender os motivos que levam ao absenteísmo, controlar as médias de pontualidade dos colaboradores é outra maneira de mensurar o engajamento geral do time e o impacto disso nos resultados organizacionais.

Acompanhar horas extras, afim de evitar possíveis ações trabalhistas.

 

Treinamento

Se você já contratou os melhores talentos, agora precisa mantê-los ao seu lado e mostrar que eles podem se desenvolver em sua empresa, buscando táticas de retenção associadas não aos critérios financeiros, mas sim à realização profissional e desenvolvimento pessoal.

Uma das maneiras de conseguir isso é através da aplicação de treinamentos, que são importantes para elevar constantemente a capacidade e qualidade de seu time, bem como oferecer novas possibilidades à colaboradores que já estão há mais tempo na empresa. Alguns podem até mesmo se tornar disseminadores de conhecimento ao serem nomeados responsáveis por treinar outros talentos dentro da organização.

Cultura Organizacional

Um dos indicadores de RH da atualidade, entender o nível de satisfação de sua equipe com relação ao clima e cultura organizacional pode ser o caminho para a atração e retenção de talentos e um diferencial para a qualidade de atendimento ao mercado.

Para estabelecer essa métrica, sua empresa precisa primeiro entender como deseja se posicionar, quais são seus valores e que valores deseja que seus colaboradores cultivem. Assim, poderá disseminar entre a equipe padrões positivos que favoreçam o crescimento coletivo dentro de um dinâmica estabelecida para o sucesso, facilitando o processo de adaptação e até mesmo seleção dos talentos mais alinhados com o perfil cultural de sua empresa.

Rotatividade (Turnover)

Depois de absenteísmo e frequência, a rotatividade é outro dos indicadores de RH que podem mostrar se sua empresa está atrativa ou não para seus os talentos.

Apesar de ser um fator comum, a meta de qualquer organização é ter o menor índice de rotatividade possível, mostrando que pode ser um lugar favorável ao crescimento e com maior índice de retenção corporativa. Por isso essa métrica pode te ajudar a descobrir quais são os números e motivos que levam colaboradores a deixar sua empresa e traçar estratégias para mudar essa realidade.

Recrutamento e Seleção

Você já parou para avaliar se suas contratações têm sido assertivas? Entender como você encontra seus talentos pode ser a chave para promover maior eficiência corporativa e reduzir o tempo de busca por profissionais com o perfil necessário para sua organização