Contratação errada!

porGuerlen

Contratação errada!

Acertar na escolha do profissional otimiza tempo e custos para a empresa.

Uma contratação inadequada, além de muita dor de cabeça, pode ainda custar a uma empresa o equivalente a três vezes o salário desta pessoa, anualmente.
Com isso, a importância de GESTOR, LÍDER e RH saberem identificar o perfil ideal para cada cargo, e mais do que isso, entender quais são as habilidades de cada profissional e desta forma potencializar e obter maiores resultados na equipe.

Só revoluciona carreiras e negócios quem conhece perfil comportamental, porque, desta forma, trabalha de forma assertiva no desenvolvimento de pessoas com uma comunicação mais efetiva. Hoje, no mercado, um profissional qualificado e com Inteligência Emocional faz toda a diferença dentro de uma instituição. O currículo é importante, mas considerar perfil e habilidades pessoais é fundamental, porque compreender a personalidade e as potenciais competências dos indivíduos faz toda a diferença na gestão dos negócios.
Estudos demonstram que a maioria das companhias tem dificuldade em encontrar as pessoas certas para os cargos necessários por que cometem três erros comuns: 1º contratam indivíduos pelo que eles sabem e os demitem pelo que eles são; 2º contratam rapidamente e demitem vagarosamente; 3º e principal motivo pelo qual as empresas contratam de forma errada é porque baseiam suas contratações em experiência prévia. Experiência prévia é apenas um dos mais pobres indicadores de performance futura.

A melhor forma de contratar é tomar como base as características comportamentais: o que as motiva?; Como elas tomam suas decisões?; Como interagem com outros indivíduos do mesmo grupo?
Portanto, na hora da contratação, cada um deve buscar suas ferramentas para que possam analisar e escolher seus candidatos da melhor forma, e assim atingir o sucesso de seu negócio. Isso sem falar na economia de dinheiro, que em tempos de crise conta e muito! Um profissional de RH e essencial neste trabalho.

Sobre o Autor

Guerlen administrator

Deixe uma resposta